Assembleia Legislativa aprova em primeira votação projeto que cria o Programa Estadual de Irrigação
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação o projeto de lei de autoria do deputado estadual Hugo Garcia, do Republicanos, que cria o Programa Estadual de Irrigação e a política estadual de agricultura irrigada.
Aumentar os níveis de produtividade das culturas, ampliar a produção de alimentos, reduzir os riscos e custeio do uso dos insumos por meio da irrigação sustentável são ações previstas no projeto de lei.
Garcia explicou que a iniciativa é uma atualização da lei de 1992 do então deputado estadual Paulo Moura.
O parlamentar destacou que já naquela época, Moura foi um visionário em se preocupar com a escassez hídrica e mudanças climáticas que hoje podem prejudicar a produtividade das safras no estado de Mato Grosso.
Operação contra desmatamento ilegal é realizada em Confresa, Canabrava do Norte e Querência
De acordo com o deputado, Mato Grosso é o estado que pode ter a maior quantidade de área irrigada do Brasil e do mundo, podendo chegar de oito a dez milhões de hectares de área irrigada.
Garcia lembrou que o estado tem quatro dos maiores aquíferos dentro do seu território, ou seja, água têm, mas é preciso utilizar de forma correta e sustentável.
Garcia ressaltou que o projeto defende isso, a forma correta por meio de dados e o jeito certo de usar a água na agricultura.
O projeto de lei da irrigação de Mato Grosso passará a ser analisado pelas comissões de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e depois vai ser submetido a segunda votação.
Por Jurandir Antonio, Rádio Sapicua.