Arroz perde área em Àgua Boa – MT ao longo dos anos e hoje está em 2,3 mil hectares
Nos últimos 16 anos, a produção de arroz encolheu drasticamente no município de Água Boa-MT. O município, hoje dedicado à soja e ao milho preferencialmente, já cultivou, a duas décadas atrás, mais de 30 mil hectares do cereal.
Nossa reportagem fez um levantamento nos arquivos de notícias locais. No ano de 2004, tinham sido plantados 40 mil hectares com arroz no município. No ano seguinte, ocorreu a crise do arroz. Em 2.005, a área plantada caiu para 15 mil hectares, uma redução de 62% naquela época. Porém, se compararmos com o ciclo atual, a redução é ainda maior.
Na safra 19/20, os produtores rurais de Água Boa semearam somente 2.368 hectares com arroz. Comparando com 2004, a queda na área ocupada com o cereal chegou a 94%, no município. Vários fatores contribuíram com isso, como preços, logística e o alto risco no investimento.
Água Boa construiu seu agronegócio baseado no arroz, na década de 70, bem como vários outros municípios da região, como Canarana e Querência. Tanto que a alta produção nos primeiros anos da região foi determinante para promover a emancipação dos municípios. Em Àgua Boa, atualmente, dos 178 mil hectares plantados, apenas 1,3% foram ocupados com arroz.
Para a AGRNotícias, Inácio Roberto. Foto Capa: Sebastião Araujo, Embrapa Arroz e Feijão.