Aprosoja instala Ctecno Araguaia e faz experimento com mais de 140 variedades de soja
A Aprosoja-MT plantou no início de novembro mais de 140 variedades de soja em uma área ao lado da BR-158, próximo do entroncamento com a MT-326, que dá acesso à cidade de Canarana. O projeto é chamado de Ctecno (Centro Tecnológico) Araguaia e o objetivo é desenvolver pesquisas com foco no manejo do sistema produtivo da soja em solos siltosos.
Esse é o segundo Ctecno. O primeiro está instalado em Campo Novo dos Parecis, antigamente chamado de CAD Parecis, que pesquisa a soja em solos arenosos. A Aprosoja-MT também já anunciou que instalará um centro de melhoramento genético em Sorriso, com o objetivo de criar as próprias variedades de soja.
Conforme o vice-presidente Leste da Aprosoja, o produtor de Canarana Diego Dallasta, a previsão é que ao final de janeiro de 2022, seja feito um evento no local para mostrar os resultados dos experimentos. Todas as variedades foram plantadas na mesma época, com a mesma adubação e receberão os mesmos produtos de aplicação.
“Não temos conhecimento de pesquisas no Brasil envolvendo solos siltosos, uma característica bastante presente na região do Médio Araguaia. Mas, além disso, o Ctecno vai trazer resultados que auxiliarão todos os produtores do Vale do Araguaia na tomada de decisões quanto à safra de soja”, disse Diego.
A área que recebeu o Ctecno Araguaia é provisória. Ela foi arrendada para o atual plantio. Conforme Dallasta, a Aprosoja já está avaliando algumas áreas na região para a instalação permanente do experimento, que também receberá infraestrutura para abrigar as pesquisas e os eventos que serão realizados.
LEIA MAIS – Com foco na tributação e déficit de armazenagem, Canarana recebeu Circuito Aprosoja
Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT, fala sobre o Ctecno Araguaia:
Por Rafael Govari para OPioneiro.