Após 5 anos de Ação Civil Pública, Vila Rica ganha a ação contra a JBS, onde a empresa deverá abrir, vender, arrendar ou doar a planta frigorífica
O Prefeito de Vila Rica, Abmael Borges através do advogado Dr. João Paulo Brzezinski, que também é produtor rural na região do Xingu e Araguaia, esclarece que em 2017 propôs uma Ação em face da JBS, representando o município de Vila Rica, para que esta estabelecesse um fim social para o imóvel.
A JBS comprou o antigo frigorífico 4 marcos e simplesmente fechou a planta causando severo prejuízo a região e cartelização do preço da arroba de gado.
Inconformado com a decisão mercantilista da JBS o município de Vila Rica propôs Ação Civil Pública exigindo que a JBS reabrisse a planta ou vendesse para a concorrência.
Após 5 anos de tramitação do processo, finalmente o município de Vila Rica ganhou a ação e a JBS está obrigada a promover a abertura, venda, arrendamento ou doação da planta no prazo máximo de 06 (seis) meses sob pena de multa anual de dois milhões e quatrocentos mil, que pode ser aumentada em caso de reincidência do descumprimento.
Brasil deve embarcar até 11,117 milhões de toneladas de soja em abril
“Acredito que a decisão aumentará a competitividade do setor de frigoríficos com a reabertura da planta e considero uma grande vitória dos produtores rurais”. – destaca o Prefeito Abmael Borges.
Por Prefeitura Municipal.