Com previsão de dobrar área, plantio do arroz ultrapassa 60% em Água Boa
O plantio do arroz está avançado no município de Água Boa – MT. A informação é do engenheiro agrônomo Lúcio Adalberto Motta Filho. Ele afirmou que cerca de 60% das lavouras destinadas ao cereal estão plantadas.
LEIA MAIS – Plantio do arroz em Água Boa está parado por falta de chuva
Pelo levantamento de intenção de plantio, os produtores pensam em ocupar cerca de 5 mil hectares com arroz. O estímulo principal é o preço que segue atrativo ao produtor, acima dos R$ 100,00 a saca.
O arroz não registra contratempos nesta safra mesmo com as chuvas abaixo da média. O desenvolvimento da cultura segue dentro da normalidade.
O município surgiu com sua base de economia na agropecuária e o arroz sendo o carro chefe da agricultura. Porém, em 2004, uma crise no setor forçou a mudança de hábito. De 45 mil hectares ocupados com arroz, a área caiu para apenas 2.300 hectares no ano passado.
A recuperação pode acontecer a partir deste ciclo 2.020/2.021. Porém, isso dependerá do resultado final após a colheita do cereal. A perspectiva dos técnicos é de colher até 60 sacas de arroz por hectare, o que geraria uma boa renda para quem volta a apostar no cereal.
Por AGRNotícias.