AFAVA pede na justiça anulação da consulta do Zoneamento
A Afava (Associação dos Fazendeiros do Vale dos rios Araguaia, Cristalino e das Morte) ajuizou ação na Justiça de Mato Grosso, solicitando anulação da consulta do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (Zsee).
Conforme a pecuarista Dra. Carmen Bruder, da associação, a recomendação é de que ninguém responda a consulta pública do Zoneamento. Carmem explicou que a população vem se deparando com surpresas desde que surgiu o assunto.
Dra. Carmen ressaltou que a Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) propõe apenas receber remendos ao projeto, o que não satisfaz as reais necessidades dos produtores da região Araguaia. Pelo entendimento da Afava, não há como remendar uma proposta inicial que julga “incorreta e distorcida da realidade”.
Colheita de soja em MT gera milhares de empregos e atraem trabalhadores de outros estados.
“Se a proposta não contempla a realidade, não deveria prosseguir”, afirmou ela. Dra. Carmen adiantou que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) iniciou estudos técnicos na região com sustentabilidade ecológica e econômica para declarar o que é viável para o Araguaia na questão ambiental.
Enquanto a associação aguarda posição da justiça, corre o prazo para consulta pública, tendo o prazo final para manifestação no site da Seplag , o dia 18 de março.
Por Assessoria.