Ir para o conteúdo

Médio Araguaia se aproxima da mesma área de soja que as maiores cidades da BR-163

Publicidade.

A micro região do Médio Araguaia está quase alcançando a mesma área plantada de soja das quatro principais cidades da BR-163, no Médio Norte de Mato Grosso. O levantamento foi feito pela AGRNotícias com base nos dados da Sedec.

Plantio de soja em Canarana; Foto – AGR.

Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico mostram que os municípios de Sorriso (600 mil há), Nova Mutum (400 mil há), Lucas do Rio Verde (230 mil há) e Sinop (170 mil há), plantaram na última safra 1,4 milhão de hectares com a oleaginosa.

LEIA MAIS – Querência, Canarana, Água Boa e Gaúcha respondem por metade da área de soja na região

Aqui no Médio Araguaia, a AGR ouviu secretários de agricultura, presidentes de sindicatos rurais e jornalistas. Querência plantou 415 mil há, Canarana 320 mil há, Gaúcha do Norte 230 mil há e Água Boa 230 mil há, somando quase 1,2 milhão de hectares na safra 2021/22.

Apesar de possuir 200 mil hectare as menos, o que chama a atenção é o potencial de conversão de áreas de pastagens no Médio Araguaia. Representantes dos quatro municípios acreditam que cada município possa aumentar pelo menos 80 mil hectares de lavouras.

Com o plantio recém iniciado no Médio Araguaia, ainda não se tem uma previsão da área que a atual safra de soja irá ocupar, mas os levantamentos mais otimistas acreditam que cada município possa incrementar entre 10 e 20 mil hectares.

O Mato Grosso, conforme o Imea, deve semear na safra 2022/23 mais de 11,8 milhões de hectares com soja. A região que possui a maior área continuará sendo a Médio Norte, com quase 3,5 mi/há. Já o Nordeste, que engloba o Médio Araguaia, deve semear quase 2,2 mi/há.

Por Rafael Govari para AGRNotícias.

Deixe uma resposta

Role para cima